Gabigol tem aproveitamento excelente nos pênaltis pelo Mengão
Na tarde de ontem, domingo (20), o Flamengo perdeu para o Atlético-MG na Supercopa do Brasil. Após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, a partida foi para a disputa de pênaltis, e o Galo levou a melhor; após 24 cobranças, o clube mineiro sagrou-se supercampeão nacional.
Apesar da derrota do Flamengo, o aproveitamento de Gabriel Barbosa como cobrador de pênaltis ainda chama atenção. Desde 2019, o camisa 9 converteu 28 gols de 30 cobranças – as duas erradas foram na trave. Isso representa uma taxa de acerto de 93%.
Este aproveitamento torna Gabigol o melhor cobrador de pênaltis do Flamengo. Ele errou dois pênaltis em 2020 e 2021, contra o Botafogo e o Santos respectivamente.
Polêmica na partida
Ao final da disputa de pênaltis, na 12ª cobrança, jogadores do Flamengo como Diego Alves e Filipe Luís acharam que Gabigol bateria o pênalti decisivo. Entretanto, Vitinho foi para a bola, e errou a 12ª cobrança alternada.
Na entrevista pós-jogo, Paulo Sousa explicou a escolha dos cobradores. O técnico afirmou que quem se sentisse melhor tomaria a decisão para cobrar o pênalti.
“Quando nós decidimos os cinco primeiros e a ordem dos cinco primeiros, decidimos com a equipe e com todo o elenco que as decisões tomadas após esses mesmo cinco, ou seja, se houvesse a continuidade, que, quem se sentisse melhor entre eles, tomasse as decisões.”