VP fracassa no Flamengo e mantem o Corinthians como último brasileiro a ganhar o Mundial
A derrota do Flamengo para o Al-Hilal no Mundial de clubes significa que pelo décimo ano consecutivo o Mundial de Clubes não virá para a América do Sul. O último sul-americano campeão do torneio foi o Corinthians em 2012, quando derrotou Chelsea por 1×0 na final da competição.
De lá para cá, cinco brasileiros venceram a Libertadores e nenhum deles conseguiu ser campeão do Mundo. O Atlético Mineiro acabou eliminado nas semifinais para o Raja Casablanca em 2013, o Grêmio foi vice para o Real Madrid em 2017, o Flamengo perdeu para o Liverpool na prorrogação em 2019 e o Palmeiras foi eliminado nas semifinais para o Tigres em 2021 e perdeu para o Chelsea em 2022.
Além disso, Atlético Nacional e River Plate também foram eliminados nas semifinais para o Kashima Antlers e para o Al Ain em 2016 e 2018 respectivamente. A pior campanha de um sul-americano no torneio foi a do Palmeiras em 2021, quando o time brasileiro terminou em quarto lugar sem marcar sequer um gol na competição.
Real Madrid poderá conquistar seu quinto Mundial de Clubes
Com a eliminação do Flamengo para o Al-Hilal o Real Madrid que já era favorito para conquistar o Mundial de Clubes, está com o caminho ainda mais livre para conquistar o torneio pela quinta vez. Caso vença o Al-Ahly, será a terceira vez que os madridistas chegam a final da competição internacional após um tropeço de um sul-americano.
Em 2016 os galáticos venceram o Kashima Antlers por 4×2 em uma partida surpreendentemente apertada e em 2018 venceram o Al Ain por 4×1. O duelo contra o Grêmio em 2017 também foi bastante parelho, com os espanhóis vencendo já no fim com um gol de Gareth Bale.
Comentários estão fechados.