Flamengo comemora 41 anos da conquista do Mundial em cima do Liverpool

“Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda! Três a zero no Liverpool, ficou marcado na história!” O trecho desta música da torcida do Flamengo vem imediatamente à cabeça quando se fala do título mundial do Rubro-Negro. Nesta terça-feira (13), há motivos de comemoração para a Nação, pois a maior conquista da história do clube está completando 41 anos.

Campeão da sua primeira Libertadores em 1981, a equipe de Zico e companhia foi ao Japão para enfrentar o poderoso Liverpool, que havia vencido sua terceira Copa do Campeões da Europa. Mas o jogo realizado no Estádio Nacional de Tóquio, em 13 de dezembro daquele ano, não foi nem um pouco equilibrado.

Apenas durante o primeiro tempo, o Mais Querido colocou três bolas na rede. Os ingleses ficaram totalmente desnorteados com os dois gols do centroavante Nunes, e o outro tento do volante Adílio. Como o placar não foi alterado na etapa complementar, o Flamengo saiu com o 3 a 0 e seu primeiro título mundial.

A escalação daquele dia é facilmente reconhecida por todos os torcedores rubro-negros. O treinador Paulo César Carpegiani foi a campo com: Raul; Leandro, Mozer, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Lico e Nunes. O lendário esquadrão é o único a ter conseguido a glória de nível global para o museu da Gávea. “E no Rio não tem outro igual. Só o Flamengo é campeão mundial.”

Flamengo retorna ao Mundial em 2023

Tricampeão da Libertadores nesta temporada, o Flamengo jogará o Mundial de Clubes novamente. Hoje em dia, o formato é totalmente diferente e abrange times de todos os continentes, mesmo que a final geralmente seja disputada entre europeus e sul-americanos.

Em 2019, o time de Jorge Jesus encerrou 38 anos de jejum rubro-negro na América, mas acabou derrotado pelo mesmo Liverpool na final do torneio da FIFA. A vingança inglesa foi pelo placar de 1 a 0, com gol de Roberto Firmino na prorrogação.

A nova edição será disputada apenas no começo do ano que vem, e a geração de Gabigol e companhia vive a expectativa de levantar o último troféu que lhes falta. O campeão europeu da vez é o Real Madrid, de Vinícius Júnior, garoto do Ninho. A torcida vive a expectativa para o Flamengo ganhe o bi mundial e crie uma nova memória gloriosa neste campeonato.

Comentários estão fechados.