Onde o Flamengo vai disputar o Mundial de Clubes 2022?

O Flamengo estará no Mundial de Clubes da FIFA mais uma vez, pois venceu o tricampeonato da Copa Libertadores no mês passado. A vitória na final contra o Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador, credencia o Rubro-Negro a disputar o mundo pela terceira vez em sua história, no torneio que será jogado apenas em 2023.

Porém, ainda a entidade que comanda o futebol ainda não definiu nem o país em que ele será realizado, e muito menos confirmou as datas da disputa. Inclusive, ainda faltam definir dois participantes: o campeão da Ásia e o representante do futuro país sede.

A saber, há cinco clubes confirmados: Flamengo (campeão da Libertadores), Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões da Europa), Wydad Casablanca (campeão da África), Seattle Sounders (campeão da América do Norte e Central) e Auckland City (campeão da Oceania).

Em função da Copa do Mundo, realizada no Catar, a disputa do Mundial de Clubes foi adiada. Lembrando que as duas últimas edições também foram adiadas para anos seguintes. A princípio, a data indicada para a atual temporada seria o mês de março de 2023. Inclusive, a CBF colocou em seu calendário oficial que o torneio pode ser disputado entre 20 e 28 de março.

Quanto aos locais, há três possibilidades de sede sendo cogitadas. Uma seria a cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que já recebeu cinco edições do Mundial, incluindo a última, vencida pelo Chelsea contra o Palmeiras. A outra seria Miami, nos Estados Unidos, que seria uma sede inédita. Uma terceira candidata seria a China. Mesmo assim, não há oficialmente uma sede interessada.

Cartolas falam sobre o Mundial

Presente na Copa do Mundo do Catar, Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, falou sobre o Mundial de Clubes. Em entrevista nesta segunda-feira (21), ele não garantiu local e data, mas assegurou que o torneio acontecerá: “Mundial vai acontecer, mas não sei onde nem quando. Fique tranquilo, flamenguista, que o Mengão vai jogar.”

Da mesma forma, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, comentou sobre a indefinição mas avaliou que será confirmado muito em breve: “Ontem, no evento que tivemos na FIFA, chegamos a conversar sobre o tema, porque isso está deixando o nosso calendário no ‘se’. Eu entendo que a FIFA, ainda aqui no Catar, anunciará a data e o continente em que acontecerá o Mundial.”

O Flamengo disputou o Mundial de Clubes no Catar em 2019, sendo vice-campeão para o Liverpool, perdendo a final por 1 a 0. Em 1981, contra o mesmo clube inglês, o Mais Querido fez 3 a 0 e se sagrou campeão do mundo. Por isso, a torcida rubro-negra vive a expectativa da terceira participação e do bicampeonato, em possível final contra o Real Madrid.

Comentários estão fechados.