FERJ bate o martelo e Flamengo pode ser punido no Campeonato Carioca 2023
O Campeonato Carioca começa em janeiro de 2023, e o Flamengo já conheceu seu caminho no torneio. Porém, uma decisão tomada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já está sendo criticada nos bastidores: a de que equipes serão punidas caso não utilizem suas equipes principais no Estadual.
Em resumo, a tolerância que a entidade terá para que os clubes utilizem suas equipes alternativas, mistas ou mesmo com jogadores da base será a terceira rodada da Taça Guanabara, a primeira fase. A partir da quarta, se alguém não usar a equipe principal, perderá o valor da cota de televisão paga pelo torneio. Isso está no regulamento da Ferj. Confira o artigo:
“Art. 50 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva.”
Vale lembrar que o Flamengo tem utilizado o time de garotos da base nas últimas edições do Cariocão, indo muito além da 3ª rodada. A próxima temporada terá campeonatos importante logo nos primeiros meses e que batem em datas com o estadual: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes.
Além disso, este não é o único tema que causou estranheza ao Rubro-Negro. Afinal, a Federação anunciou pagará R$ 8 milhões para o campeão da competição, e somente R$ 1 milhão para o vice. Lembrado que, nos últimos dois anos, nem houve premiação. Por fim, o clube não aceita o sistema de vendas de direito de transmissão que foi proposto.
Como será o caminho do Flamengo no Carioca?
O sorteio realizado pela Ferj definiu que o Flamengo estreará no estadual contra a Portuguesa, da Ilha do Governador. A saber, a primeira rodada da edição de 2023 está marcada para acontecer no fim de semana dos dias 14 e 15 de janeiro. Assim, o Rubro-Negro iniciará sua busca pelo 38º caneco estadual. Na última edição, acabou sendo vice-campeão.
Comentários estão fechados.