Por que Lincoln deu errado no Flamengo?

O Flamengo é um celeiro de craques. O lema “craque, o Flamengo faz em casa” não surgiu à toa. Além da base para a geração vitoriosa dos anos 1980, hoje em dia, os “Garotos do Ninho” dão muitos momentos de alegria à torcida.

Entretanto, não são todos os jogadores que saem da base e conseguem ter uma trajetória vitoriosa nos profissionais do clube. Um desses exemplos é Lincoln, que saiu do Flamengo em 2021 para o Vissel Kobe/JAP, negociado por R$ 15 milhões – o que representa apenas 5% do valor da multa rescisória estipulada no vínculo, de R$ 319 milhões (à época).

Ex-técnico de Lincoln explica situação

Mas qual foi o motivo desse insucesso? Maurício Souza, ex-técnico das categorias de base e que treinou Lincoln, deu entrevista para o portal Coluna do Flamengo. Ele falou da transição do jogador da base para o profissional:

“O Lincoln não conseguiu render e a resposta correta, não sei se consigo dar. Ele, na base, foi extraordinário, mas no profissional, ele não rendeu o esperado. O Vinícius, se tivesse subido no time de hoje, talvez, mas eu digo talvez, tivesse menos espaço. Foi o que aconteceu com o Lincoln naquele momento. O que a gente sempre pede é para que tenham um pouco de paciência, pois toda transição gera uma adaptação. São novas relações, né? São atletas diferentes, são rotinas diferentes. O que não se tem é paciência. Mas as transições se dão, principalmente, pelo desempenho do atleta. Conforme vamos entendendo que o atleta alcançou u estágio ótimo para transição, mentalmente e fisicamente, é feita essa transição. Mas quando isso acontece no profissional é bem mais difícil. Hoje a gente vê o Lázaro, que tem um potencial incrível, mas ainda busca potencial e espaço no profissional.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.