Flamengo vê seu aproveitamento despencar em clássicos
O Flamengo costuma ter a vantagem em relação a seus rivais no Rio de Janeiro. Prova disso é o fato de que o Rubro-Negro é superior no retrospecto em relação aos confrontos com todos os outros três times grandes do Rio de Janeiro.
Nos tempos mais recentes, isso também se acentuou, pois o Flamengo esteve na frente dos rivais em relação a administração financeira. Recentemente, esse parâmetro deve mudar, com as aquisições das SAFs de Vasco, pela 777 Partners, e do Botafogo, pelo empresário norte-americano John Textor.
Entretanto, após ser tricampeão estadual em 2019, 2020 e 2021, o Flamengo perdeu o título para o Fluminense nesse ano. Depois disso, perdeu para o Botafogo no Brasileirão após três anos e meio sem perder. Isso evidencia o aproveitamento ruim que o time vem tendo em clássicos.
Em 2022, o Rubro-Negro está com aproveitamento de 54,2%, com quatro vitórias (três contra o Vasco no Estadual), um empate e três derrotas. O índice, por enquanto, está melhor que o do ano passado, que terminou em apenas 33,3% (duas vitórias, um empate e quatro derrotas).
Para se ter uma ideia, em 2019, o aproveitamento em clássicos foi muito grande: 71,1% (nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota).
Próximo compromisso
O Flamengo joga hoje, às 19h30, contra o Altos-PI pela Copa do Brasil. O jogo será no estádio Raulino de Oliveira. O próximo clássico será contra o Fluminense, no dia 29 de maio.