Flamengo perde muitos sócios-torcedores
A pandemia interferiu no cotidiano de toda a população brasileira. Em partes por causa dela, a situação econômica do país foi prejudicada. Muitas pessoas perderam suas fontes de renda, e isso impactou no que elas poderiam gastar com times de futebol.
Além disso, os estádios foram fechados aos públicos de futebol. Isso prejudicou diretamente planos de sócio-torcedor que tinham como principal atrativo desconto e prioridade na compra dos ingressos. O Flamengo passou por essa situação.
De acordo com levantamento elaborado pelo GloboEsporte, o Flamengo perdeu cerca de 75 mil sócio-torcedores de 2019 para cá. O clube passou de 145 mil associados há quatro anos para um pouco mais de 69 mil, nos dias de hoje.
Pandemia e formato do ST impactaram
De acordo com reportagem do ‘Lance!’ publicada em julho de 2021, o Flamengo sentiu o impacto da pandemia. Como a prioridade e o desconto nos ingressos são os principais atrativos dos planos do Rubro-Negro, a ausência de público impactou diretamente na queda dos associados.
Fora a questão dos ingressos, os planos não têm tantos atrativos. Todos eles têm a descrição “experiências e sorteios”. A crise financeira também impactou.
Além disso, vale destacar que o plano mais básico do Flamengo – excluindo o infantil – custa R$ 34,90 e é um dos planos básicos mais caros, entre programas de sócio-torcedores de clubes brasileiros.