Confirmado! São Paulo foi rebaixado para Segunda Divisão

O torcedor de Flamengo e São Paulo se orgulham por serem os únicos grandes clubes do país que nunca disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, muitos consideram que o Tricolor foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990, num assunto que ainda rende polêmica e provocações por parte dos rivais do Estado.

O assunto voltou à tona recentemente com a participação do jornalista João Paulo Cappellanes no ‘Pá Daki Pá Dilá Podcast’. Questionado se o São Paulo caiu mesmo ou não, o comentarista esportivo respondeu: “Olha, o Telê Santana falou que sim, né? Quem sou eu para ir contra o Telê Santana?”, explicou.

Com um regulamento confuso, o estadual de 1990 dividia 24 clubes em dois grupos, com os rivais da mesma chave se enfrentando na primeira fase e pegando os adversários do outro grupo na segunda fase. Sem pontuação necessária para avançar, o São Paulo foi para uma espécie de repescagem ao lado de outros 11 times.

Mais uma vez, o São Paulo acabou não avançando. De acordo com o jornal ‘Folha de S.Paulo’, o Tricolor disputaria a Segunda Divisão no ano seguinte com base numa declaração feita pelo presidente interino da Federação Paulista de Futebol, Antoine Gebran. No entanto, outros jornais da época não publicaram que o clube teria caído de divisão.

São Paulo caiu de divisão em 1990?

“Não é que o regulamento não previa que haveria rebaixamento, ele expressamente previa que não haveria rebaixamento. O pessoal fala muito de que o São Paulo virou a mesa para ficar na primeira divisão, mas pelo contrário: teriam virado a mesa se tivessem derrubado o São Paulo de divisão “, explicou o pesquisador Alexandre Giesbrecht em entrevista ao GE.

Comentários estão fechados.