Sem ninguém esperar, Bigode chegou para jogar no Flamengo

O lateral-esquerdo João Ferreira, que era conhecido no meio do futebol como Bigode, foi jogador do Flamengo no período entre 1949 e 1952. Apesar de não ter brilhado com o Manto Sagrado, o ex-atleta somou 66 jogos pelo time rubro-negro do Rio de Janeiro, com um retrospecto de 33 vitórias, 13 empates e 20 derrotas.

Nascido em Belo Horizonte, na capital de Minas Gerais, Bigode iniciou a carreira jogando em times amadores do interior do estado, como Industrial e Combate, até que se tornou profissional em 1939 vestindo a camisa do Sete de Setembro. No ano seguinte, o lateral se transferiu para o Atlético-MG e começou a ganhar mais projeção no cenário nacional.

Em 1943, Bigode foi jogar no Fluminense e se tornou um ídolo da torcida. Pelo Tricolor das Laranjeiras, o ex-jogador atuou em 396 jogos, com 62 gols marcados. As boas atuações pelo Flu fizeram com que o atleta começasse a ser chamado para defender a Seleção Brasileira. Com a camisa amarelinha, foram apenas 16 partidas, incluindo a derrota na final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai no Maracanã.

Bigode vestiu a camisa do Flamengo nos anos 50

Apesar de não ter conquistados títulos pelo Flamengo, Bigode levantou taças pelas outras equipes em que atuou. No Atlético, foi campeão do Campeonato Mineiro de 1941 e 1942. Já no Fluminense, venceu a Copa rio de 1952 e o Campeonato Carioca de 1946. Para fechar, o lateral também ganhou com a Seleção Brasileira o Sul-Americano de 1949, a Taça Oswaldo Cruz e a Copa Rio Branco, ambos em 1950.

Comentários estão fechados.