Fifa bate o martelo e revela se Mundial do Flamengo foi anulado
O título mundial do Flamengo é sempre colocado em cheque pelos torcedores rivais. No entanto, em 2017, a FIFA decidiu reconhecer como campeões mundiais os clubes que venceram o antigo Mundial Interclubes, ocorrido entre 1960 e 2004, colocando em disputa o campeão sul-americano e europeu.
A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia. Com isso, os seguintes clubes brasileiros passam a ser considerados campeões mundiais: Santos, em 1962 e 1963; Grêmio, em 1983; São Paulo, em 1992 e 1993 e, por fim, o Flamengo, campeão em 1981.
CONMEBOL ajuda o Flamengo com título de 1981
A solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da CONMEBOL. O presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, confirmou a decisão da FIFA pelo Twitter e divulgou a carta em que solicitou o reconhecimento a Gianni Infantino, em junho.
O reconhecimento da FIFA reforça a possibilidade de o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões voltar a acontecer. O Mundial de Clubes organizado pela FIFA passaria a ser disputado a cada quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que seria extinta — essa mudança deve ocorrer a partir de 2021.
O presidente da CONMEBOL, em nota divulgada no site oficial da entidade, parabenizou os clubes reconhecidos e ressaltou que essa decisão representa um justo reconhecimento aos clubes sul-americanos e europeus que ganharam a Copa Intercontinental, tradicionalmente considerados campeões do mundo.
Desta forma, o título mundial do Mais Querido, tido por muitos como “anulado”, agora é, mais do que nunca, reconhecido pela FIFA e a CONMEBOL.
Comentários estão fechados.