Rival do Flamengo pode perder pontos por escândalo
A rivalidade no futebol brasileiro muitas vezes ultrapassa os limites do esporte e se torna um cenário para atos de racismo. Isso foi evidenciado durante a partida entre Athletico-PR e Flamengo em 7 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. Na derrota do Flamengo por 2 a 1, um torcedor do time paranaense imitou gestos de macaco em direção aos torcedores rubro-negros. O caso ganhou ampla repercussão e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu denunciar o clube paranaense.
Apesar da gravidade da situação, o Athletico não corre o risco de perder pontos no Campeonato Brasileiro. De acordo com as regras, a perda de pontos só é aplicada quando o ato racista é praticado por um “considerável número de pessoas ligadas à mesma entidade”. Portanto, o clube não será prejudicado na classificação, mas poderá enfrentar consequências financeiras, como uma multa de até R$ 100 mil.
De acordo com informações do GE, além da punição financeira ao clube, o torcedor responsável pelo ato racista também enfrentará consequências graves. Se for condenado, ele pode ser proibido de frequentar estádios por um período de 720 dias, o que equivale a dois anos, de acordo com informações do inquérito conduzido pela Polícia Civil.
Ídolo do Flamengo também passou por situação semelhante
Recentemente, outro caso de racismo também chamou a atenção no futebol mundial. Vinicius Júnior, revelado nas categorias de base do Flamengo, sofreu injúrias por parte da torcida do Valencia (ESP) durante a 35ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga). O clima do jogo ficou bastante tenso e o ex-jogador do Flamengo chegou a ser expulso após tentar se libertar de uma “gravata” recebida do adversário Hugo Duro.
Comentários estão fechados.