Por que o Flamengo tem este nome?

Na grande maioria das vezes, os nomes de times de futebol são relacionados ao lugar onde eles estão inseridos. Pode ser por causa do estado, da cidade ou até mesmo do bairro onde nasceram. São raras as vezes em que essa lógica muda, e grandes clubes costumam carregar isso consigo. Mas, afinal de contas, por que o Flamengo tem este nome?

Assim como outros tantos clubes de futebol, o nome do Clube de Regatas Flamengo está relacionado a questões geográficas. Afinal, trata-se de nada mais nada menos do que um dos bairros mais conhecidos da cidade do Rio de Janeiro, localizado na Zona Sul do município e reconhecido por sua bela praia.

Mas engana-se quem pensa que o clube de futebol foi o primeiro a levar esse nome: Flamengo. Isso porque, muito antes do esporte onde dois times com 11 homens cada correndo atrás de uma bola para se popularizar, outras atividades já eram populares na região do Rio de Janeiro a ponto da formação de clubes.

Sendo assim, se hoje o Flamengo é conhecido mundialmente por ser um dos maiores times do Brasil, com uma torcida apaixonada dentro e fora do país, no início da sua criação a situação não era bem essa. Na verdade, o Clube de Regatas foi fundado por causa de um esporte bem diferente do futebol: o remo.

O Flamengo surgiumo um grupo organizado de remo

Já está claro que o nome do Clube de Regatas Flamengo se deve ao bairro onde a organização nasceu, de mesmo nome, no Rio de Janeiro. No entanto, se o futebol é a primeira coisa que se vem à mente quando se fala em Flamengo, na sua criação era o remo o principal impulsionador.

No fim do século de 1800, o remo era um esporte que simplesmente dominava o Rio de Janeiro. Àquela altura, o futebol estava longe de ser a atividade que move multidões e enche estádios, ainda que já começasse a surgir em alguns pontos do país – mas não necessariamente pelos cariocas.

Sendo assim, o Clube de Regatas Flamengo se originou como um grupo organizado para a disputa de competições de remo contra equipes de outros bairros do Rio de Janeiro. A decisão de criação partiu de jovens do bairro, mais precisamente no tradicional Café Lamas, localizado no Largo do Machado.

Nestor de Barros, José Agostinho Pereira da Cunha, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses, Mário Spindola e Felisberto Laport foram alguns dos jovens que, em 1895, criaram o Flamengo. Sob a posse de dois barcos, no dia 15 de novembro daquele ano, foi determinada a criação oficial do Clube de Regatas Flamengo.

Acontece que o futebol só viria a ser pautado anos mais tarde. Em 1902, para ser mais exato.

Flamengo: de um clube de remo a uma equipe de futebol

Até o fim do século 1800, era o remo o esporte que dominava as discussões no Rio de Janeiro. No entanto, em 1902, a atividade com barcos passou a dividir as atenções com o futebol, que aos poucos começou a se consolidar entre os cariocas. Foi assim que houve uma movimentação entre os sócios do Clube de Regatas Flamengo e do Fluminense.

Naquela época, os associados do Flamengo passaram a ser sócios também do Fluminense, justamente para assistir a partidas de futebol. O movimento inverso foi feito com a equipe do bairro das Laranjeira, cujos associados também se associaram ao rubro-negro para acompanhar as disputas náuticas.

Mas foi só em 1911 que o Flamengo decidiu de uma vez por todas fundar um departamento de esportes terrestres. Na época, o Clube de Regatas ainda tentou a adesão com outras diversas equipes, como o próprio Botafogo, por exemplo, ou até mesmo o Paysandu. No entanto, nenhum desses movimentos acabou indo para frente.

Por fim, ficou decidido: seria criada uma seção de futebol dentro do Clube de Regatas Flamengo. A proposta foi decidida e aprovada em uma assembleia. Na época, no entanto, ninguém imaginava que essa seria a melhor decisão da história daquele clube, que alcançou um “outro patamar”, parafraseando Bruno Henrique, com o futebol.

O Flamengo nem sempre foi rubro-negro

Se formos parar para analisar a fundação do Clube de Regatas Flamengo, levando em consideração a beleza do bairro carioca onde ele foi fundado, as cores vermelho e preto não são necessariamente as mais adequadas. Afinal de contas, o bairro do Rio de Janeiro onde nasceu a equipe é marcado pelo mar do azul e do céu e pelo dourado das areias da praia.

E foi justamente isso que os competidores de remo que fundaram o Flamengo pensaram no início da criação do Clube de Regatas. Não é atoa que nos primeiros três anos, mais ou menos, de existência, o uniforme da equipe, que ainda não contava com uma divisão de futebol, era marcado por azul e ouro em listras horizontais bastante largas.

No entanto, em 1898, veio a mudança que viria a marcar a identidade visual do Flamengo até os dias de hoje. Nestor de Barros, um dos fundadores do Clube de Regatas, propôs a mudança das cores iniciais da equipe. A sugestão? O hoje tradicional vermelho e preto, rubro-negro eternizado pela equipe de futebol.

Não se sabe exatamente de onde veio a ideia de mudar as cores do Clube de Regatas Flamengo de azul e dourado, que remete às areias e ao mar do bairro onde a equipe de remo foi criado, para vermelho e preto. No entanto, no que diz respeito ao esporte, pode-se dizer que a mudança deu muito certo.

Mas, afinal de contas, de onde vem o nome Flamengo?

Você já sabe que a equipe de futebol Flamengo, ou o Clube de Regatas para ser mais abrangente, tem esse nome por conta do bairro carioca Flamengo. No entanto, a etimologia da palavra que dá nome a uma das principais equipes do Brasil, senão do mundo, não está muito longe das areias da praia do Rio de Janeiro.

A explicação mais conhecida para o nome Flamengo é de que se trata de uma referência ao navegador neerlandês, ou holândes, Olivier van Noort. Segundo aponta a história, ele tentou invadir a cidade do Rio de Janeiro em meados do século XVI, começando justamente pela Praia do Flamengo.

Naquela época, pessoas que vinham dos Países Baixos, como a Holanda, eram conhecidos por flamengos. Isso ocorre por serem provenientes do Condado de Flandres, um estado europeu independente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.