Mengão segue na empreitada de comprar um time na Europa
O Flamengo tem um projeto de internacionalização da sua marca. Um dos passos essenciais é o clube adquirir equipes em outros continentes, em especial na Europa. O vice-presidente de finanças, Rodrigo Tostes, deu uma palestra semana passada e garantiu o otimismo no projeto:
“Não consigo ver onde não vai funcionar. Olho para todos os lados e as oportunidades são gigantes. É iminente. Valorizar e levar a marca para fora para valer mais como instituição e ganhar mais adeptos, produtos e portfólios são algumas das vantagens do projeto. Está muito claro que precisa ser um dos próximos passos. Qualquer empresa tem duas formas de crescer: aumentando produto e portfólio ou aumentando o mercado dela. Então, os times de futebol não vão crescer sem sair do ecossistema do Brasil. Se perguntar no mundo inteiro no que o Brasil é conhecido, vai falar de três, quatro coisas e uma delas vai ser futebol. Então, é um potencial em um mercado espetacular.”
Projeto Tondela
O Tondela é um clube da primeira divisão portuguesa e está na mira do Flamengo para ser uma filial do Mais Querido na Europa. A intenção é ter uma forma de aumentar as receitas vindas de vendas dos jogadores.
O Flamengo aguarda investidores para avançar com o processo. Enquanto eles cuidariam da parte financeira, o Rubro-Negro ficaria a cargo do departamento de futebol e das vendas e compras de atletas profissionais, além das categorias de base.