Entenda porque Paulo Sousa mudou Éverton Ribeiro de posição
A estreia do time principal no Campeonato Carioca serviu para Paulo Sousa ter suas primeiras impressões de como os jogadores se entendem dentro de campo. Ele testou um esquema com três zagueiros e fez várias mudanças táticas no time, em especial no setor de ataque.
Uma das mudanças que mais chamou atenção foi a utilização de Éverton Ribeiro como ala pela esquerda. O jogador está acostumado a ser utilizado ao lado direito do campo, e teve que voltar à posição que lembra o seu início de carreira, quando jogou de lateral-esquerdo pelo Corinthians.
Em coletiva após o jogo, Paulo Sousa falou sobre essa variação no posicionamento de Éverton Ribeiro. O técnico já adiantou que será comum vê-lo em outras posições:
“O Éverton é muito inteligente, conhece os espaços, é taticamente evoluído, dá ritmo, tem 1 contra 1. Naquele momento, e também para o futuro, a ideia é utilizá-lo em várias posições. Uma delas é essa. Estava na seleção e não treinou. Minha decisão foi mais linear no corredor esquerdo. Na parte final, em uma parte que ele já conhece como ninguém (lado direito).”
Jogador de seleção, porém, pressionado
Éverton Ribeiro foi criticado pelo desempenho ao longo do ano de 2021. Sem conseguir contribuir de forma incisiva no ataque, o jogador inicia 2022 podendo se reinventar com Paulo Sousa. Marinho, em teoria, seria um jogador para competir pela posição com Éverton, mas o camisa 7 pode ser utilizado como um “coringa”.