Oficial: FIFA age na surdina e tira o mundial do Flamengo
A FIFA reconhece o Flamengo como campeão mundial de clubes de 1981 desde 2017, quando o conselho da entidade equiparou os títulos de campeões intercontinentais a partir de 1960 ao mesmo patamar dos mundiais. No entanto, em post recente feito no X (antigo Twitter), o clube não aparece na listagem. Confira abaixo!
Vale ressaltar que a publicação mostra apenas os títulos considerados mundiais. Desta forma, o intercontinental flamenguista não está sendo citado por isso. Contudo, ele ainda é válido como um título mundial segundo a própria instituição.
Além do Flamengo, outros times já venceram um Intercontinental
Em 1981, o Flamengo, liderado por Zico, Júnior, Leandro e outros, derrotou o Liverpool por 3 a 0, com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio. A equipe inglesa, campeã europeia e vencedora de três torneios continentais nos cinco anos anteriores, foi superada pelos Rubro-Negros.
Além do Flamengo, Santos (1962 e 1963) e Grêmio (1983) também receberam o reconhecimento, assim como dois títulos do São Paulo (1992 e 1993). Recentemente, um perfil do Flamengo no site da FIFA reacendeu a discussão ao mencionar que o clube venceu a “Copa Intercontinental” de 1981 e jogou a Copa Mundial de Clubes da FIFA pela primeira vez em 2019.
Mudança no modelo
Antes de 1999, o Mundial Interclubes era disputado diretamente entre os campeões sul-americanos e europeus, sem organização direta da FIFA. A partir de 2000, a FIFA começou a organizar o Mundial de Clubes, com o Corinthians vencendo a edição de 2000.
São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2012) também conquistaram o torneio sob organização da FIFA. Desde então, o torneio é disputado anualmente, com os times sul-americanos enfrentando forte concorrência europeia.
Comentários estão fechados.