Fluminense foi oficialmente nomeado campeão mundial

Mesmo sem a chancela da Fifa, o Fluminense se considera campeão mundial de clubes por conta da conquista da Copa Rio de 1952. No site oficial do clube das Laranjeiras, o Tricolor menciona o título da década de 1950 ao superar o Corinthians em dois jogos da final, ambos disputados no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na ida, vitória carioca por 2 a 0. Na volta, o empate por 2 a 2 sacramentou o título.

A Copa Rio de 1952 foi a 2ª edição do torneio, já que no ano anterior o Palmeiras ficou com a taça. Recentemente, o time alviverde foi reconhecido pela Fifa como campeão mundial, algo que não aconteceu com o Fluminense e até hoje é motivo de polêmicas. Para os rivais, o torneio não deveria ser considerado dessa forma.

“Sediado no Rio de Janeiro e com ampla cobertura da imprensa esportiva europeia, o torneio reuniu equipes estrangeiras campeãs e vice-campeãs de seus países no ano anterior, como Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Os finalistas Fluminense e Corinthians, por sua vez, haviam vencido os campeonatos carioca e paulista de 1951, respectivamente”, escreveu o Flu.

Fluminense se considera campeão mundial em 1952

Desde 2012, o Fluminense promove algumas ações para tentar o reconhecido da Copa Rio de 1952 como um título mundial. O Tricolor já fez menções nas Laranjeiras e no Maracanã, encaminou dossiês para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Conmebol e Fifa, e até escreveu um livro chamado “”Campeão Mundial – O Bravo Ano de 1952”.

Comentários estão fechados.