Árbitro de Flamengo x Velez já se envolveu em polêmica nesta Libertadores
O Flamengo se prepara para enfrentar o Vélez Sarsfield, na ida da semifinal da Copa Libertadores 2022. A bola rola no Estádio José Amalfitani, às 21h30 (de Brasília), em Buenos Aires. Desse modo, o Mengão também já sabe qual é o árbitro escalado para apitar esse duelo tão decisivo.
Trata-se do colombiano Wilmar Roldán, que além de não trazer boas memórias ao torcedor rubro-negro, fez uma arbitragem polêmica na partida entre Palmeiras e Atlético-MG nas quartas de final da competição, onde expulsou dois atletas do time da casa. O segundo deles, Gustavo Scarpa, para muitos, levou cartão vermelho equivocadamente.
Para o comentarista de arbitragem da transmissão do jogo, na ESPN, Carlos Eugênio Simon, o árbitro errou na decisão.
“O árbitro demorou para apitar. O Scarpa chuta a bola e deixa o pé no tornozelo. A falta aconteceu. Ele demora para apitar. O Scarpa vai para dividida e chuta a bola. Na sequência, ele deixa o pé e acerta o tornozelo do adversário. Jogo brusco grave, bem expulso o Scarpa, também na cara do árbitro”, disse o ex-árbitro durante a transmissão.
Árbitro de Vélez x Flamengo traz péssimas recordações ao torcedor do Mengão
Além do erro recente na atual Copa Libertadores, Roldán é daqueles árbitros que o torcedor do Flamengo não gosta nem de lembrar.
Ele foi o árbitro que apitou a polêmica final da Copa Sul-Americana 2017 e assinalou pênalti de Cuéllar que deu o título para os argentinos do Independiente em pleno Maracanã. O volante ainda seria expulso após o apito final por reclamação. Em 2020, o árbitro voltou a apitar outro revés marcante do Flamengo: o 5 a 1 do Independiente Del Valle no Equador, essa é a pior derrota do Rubro-Negro na história da competição.
Contudo, o árbitro apitou justamente o duelo entre Vélez x Flamengo na temporada passada, pela fase de grupos do torneio sul-americano. À época, o Mais Querido bateu os argentinos por 3 a 2, na Argentina. Na ocasião, o ex-jogador do Flamengo Mancuello, que havia entrado em campo pouco antes, foi expulso.
Roldán será auxiliado pelos compatriotas Alexander Guzman e Wilmar Navarro, e o chileno Julio Bascuñan será o responsável pelo VAR.