Absurdo! Vinícius Júnior volta a ser vítima de racismo no Campeonato Espanhol

Mais uma vez, Vinícius Júnior voltou a ser alvo de racismo na Espanha. Nesta quinta-feira (23), a organização da La Liga confirmou que apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução do Barcelona, após novas injúrias raciais contra o ex-jogador do Flamengo, no clássico entre Real Madrid e Barcelona, em partida dentro do Camp Nou no último domingo (19).

Com mais um ataque sofrido em solo europeu, esta já é a oitava vez que a La Liga apresenta uma denúncia para a justiça espanhola, por conta de racismo com Vini Jr. Além do Barcelona, outras equipes também já direcionaram ódio ao brasileiro, sendo do Mallorca, Valladolid e Atlético de Madri.

Confira a nota oficial emitida pela La Liga

“Diante dos acontecimentos ocorridos na partida Barcelona x Real Madrid, em que mais uma vez se observou comportamento racista intolerável contra Vinicius Jr, a LaLiga denunciou os insultos ao Tribunal de Instrução do Barcelona.

Esta é a oitava denúncia apresentada por LaLiga às autoridades competentes por abusos racistas contra Vinicius Jr.

Além disso, para agilizar o processo de identificação, a LaLiga criou um canal de denúncias para que os torcedores que tenham informações ou qualquer indicação sobre a identidade dos autores possam entrar em contato com a LaLiga e fornecer a identificação necessária para registrar as reclamações pertinentes.”

O que a entidade tem feito para amenizar isso?

Além de emitir notas explicando os atos feitos para amenizar os insultos raciais, a entidade espanhola também tem disposto mais reforços para erradicar a violência dentro dos estádios. Mas apesar disso, nada mais tem sido feito. Denúncias não tem tido resultados efetivos, como punições ou expulsões, sem resultar em nada, e tudo continuando da mesma forma em solo europeu.

“O objetivo de LaLiga é a violência zero no esporte e para isso são realizadas diariamente diferentes práticas de treinamento, prevenção, detecção e denúncia, que são transferidas para a Comissão Estadual contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte, bem como a Procurador de crimes de ódio. Da mesma forma, LaLiga denuncia e figura como acusação em qualquer processo criminal relacionado a atos violentos ocorridos no campo de futebol”, escreveu a entidade, no início de janeiro deste ano.

Comentários estão fechados.