Por que o Flamengo se chama futebol e regatas?

Antigamente, o esporte mais cobiçado e que atraia a atenção das pessoas no Rio de Janeiro não era o futebol, e sim o remo. Por esse motivo, os cidadãos se reuniam aos domingos para ver os remadores, no final do século XIX. Diferente de outras agremiações, o Flamengo acabou sendo criado para atividades aquáticas.

Inconformados com a desvantagem que levavam em relação aos remadores do Botafogo, alguns jovens da praia do Flamengo decidiram fundar um novo clube de regatas. Dessa forma, em 1895 reuniram-se José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Espíndola, Augusto de Figueira Lopes e Nestor de Barros, no intuito de iniciar o projeto.

O primeiro passo foi a aquisição de uma embarcação. Porém, como estava bastante desgastada, foi preciso realizar uma reforma. Logo no primeiro uso, devido ao péssimo tempo, a embarcação virou, precisando ser rebocada. Como se não bastasse, ainda acabou sendo roubada na sequência.

Flamengo foi fundado com intuito bem diferente do futebol

Apesar do imprevisto, os rapazes não desistiram da ideia de criar o próprio clube e juntaram verba para adquirir um novo barco. Em 17 de novembro de 1895, uma reunião aconteceu. Havia sido decidido que no dia 15 de novembro daquele mesmo ano seria oficialmente a data da fundação, em forma de homenagear a proclamação da república.

Inicialmente, as cores escolhidas pelos fundadores seriam o azul e dourado. Acontece que, pelo fato do material ser importado, era difícil encontrar as cores para a fabricação de uniformes. Então, foi decidido substituir por camisas listradas na horizontal em preto e branco, com bermuda preta e cinto branco.

Somente em 1911 que a modalidade do futebol chegou ao Flamengo. Mesmo não tendo local adequado para o treinamento, a prática foi implementada no clube de regatas. Alguns jogadores do Fluminense tiveram desentendimentos com a diretoria do Fluminense e migraram para o Mengo, dando início à vitoriosa categoria.

Comentários estão fechados.