Narrador admite nervosismo para narrar jogo decisivo do Flamengo
Um dos narradores mais conhecidos do futebol brasileiro, Paulo Andrade, vai fazer sua primeira final de Copa Libertadores da carreira. O profissional atuará, neste sábado (29), na transmissão da ESPN na TV paga e, claro, no Star+, serviço de streaming do Grupo Disney.
Paulo Andrade tem uma carreira de quase 20 anos só de ESPN, e narrou partidas de competições de peso como a Champions League. Vale destacar que, aos mais supersticiosos, foi na voz dele que o Mais Querido bateu o Athletico-PR na final da Copa do Brasil em 2013, na transmissão feita pelo canal de tv por assinatura.
Em entrevista ao ‘UOL Esporte’, o narrador disse estar com uma ‘tensão’ por narrar uma partida de tamanha magnitude pela primeira vez. Acostumado a ser a voz da Premier League no Brasil nas últimas décadas, Paulo Andrade nunca teve uma experiência como esta em uma partida de Libertadores da América, principalmente envolvendo duas equipes brasileiras.
“É uma coisa que eu jamais fiz. Estou acostumado a grandes desafios, tive a oportunidade de narrar grandes jogos, grandes finais na carreira. Mas sempre a primeira vez é diferente, e não tem como negar que a sensação é diferente. Eu estou tenso, acho que essa é uma boa palavra, mas é uma tensão que vou procurar canalizar para o bem. Para o bem do meu trabalho. Vou transformá-la em mais foco, mais concentração, mais inspiração nas palavras e tudo aquilo que eu considero o ideal – mais emoção – em uma grande transmissão”, disse o narrador.
“A responsabilidade é gigante, e com certeza será um marco. Espero poder fazer jus a toda a expectativa e merecer outras oportunidades na carreira”, completou.
Narrador diz estar nervoso para trabalhar na final entre Flamengo e Athletico
Vale destacar que o Grupo Disney já garantiu contrato da Libertadores no próximo ciclo de direitos da Conmebol: entre 2023 e 2026. A empresa americana também adquiriu os direitos da Copa Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana, visando as equipes brasileiras que vão atuar nestes torneios nos próximos anos.
“Estou curtindo demais, porque é uma fase – e tende a ser mais que isso – muito importante na minha carreira. Eu tive e tenho o nome muito atrelado ao futebol internacional em todos esses anos. E quando a ESPN fazia a Copa do Brasil, lá atrás, não era nas melhores condições. O que eu quero dizer é que tinha poucos jogos exclusivos, dividia com TV aberta, a gente não conseguia fazer uma cobertura tão completa como faz na Libertadores, não tinha a mesma quantidade de jogos, então estou curtindo demais viver de perto o dia a dia dos clubes brasileiros na competição mais importante, que é a Libertadores, e será também na Sul-Americana a partir da próxima temporada”, afirmou Paulo Andrade.
Paulo Andrade ainda falou ao UOL Esporte um pouco sobre o que espera da partida. Para ele, o Flamengo vai tomar as rédeas da partida, mas por se tratar de final única, um palpite na véspera do duelo é completamente imprevisível.
“Pelo fato de ser um jogo de 90 minutos, o imponderável pode mudar toda essa história. Por exemplo, uma expulsão no começo do jogo, um gol que sai no começo do jogo, uma falha individual inesperada, um herói improvável, é isso que deixa ainda mais apaixonante a decisão, e por ser uma decisão de apenas 90 minutos, ainda mais imprevisível. Então eu acho que é imprevisível, imagino essas características que eu citei, mas tem muito imponderável que pode dar as caras no sábado. Esperamos um grande jogo, um grande espetáculo de jogo, que condiz com a história dessas duas equipes e com a transmissão que a gente vai fazer”, finalizou o narrador.
Comentários estão fechados.