7 fatos marcantes da história do Flamengo
1915: Primeiro estádio e primeiro título carioca invicto
O Flamengo iniciou a prática do futebol somente em 1912, anteriormente tinha como prioridade apenas a prática de regata. Entre 1912 e 1915, o rubro-negro mandava as suas partidas no campo do Botafogo e do Fluminense, até surgir a oportunidade de alugar o campo da Rua Paysandu, em 1915. No mesmo ano, o Flamengo conquistou pela primeira vez o Campeonato Carioca, de forma invicta, já na nova casa.
Tricampeonato sobre o Vasco da Gama em 1944
Em 1944, o Flamengo conquistou o seu primeiro tricampeonato carioca. Tudo teve início em 1942, no título que abriu o caminho para o tri. Na ocasião, o técnico Flávio Costa estruturou a equipe que impediu o triunfo do Fluminense, que seria então tricampeão carioca. Diante de 20 mil torcedores na Gávea, em 1944, o Flamengo enfrenta o grande rival Vasco da Gama para decidir o título carioca daquele ano. Aos 41 minutos da segunda etapa, o argentino Agustín Valido marcou de cabeça o gol da vitória rubro-negra e deu o título de tricampeão ao Mengão, o primeiro da história.
Flamengo recordista em público no Maracanã nos anos 1960
Em mais um jogo decisivo para decidir o campeão carioca, o Flamengo entrava em campo para enfrentar o Fluminense, em 1963. O clássico carioca contou com o maior número de torcedores na história do Estádio Maracanã em partidas realizadas entre clubes, 180 mil pessoas. A partida terminou empatada em 0 a 0, resultado que deu o título ao rubro-negro..
A origem do urubu como mascote do clube
Em 1 de junho de 1969, o Flamengo enfrentaria o Botafogo pelo Campeonato Carioca. Torcedores, cansados com as atitudes racistas dos rivais, tiveram a ideia de calar a torcida adversária levando um urubu ao Maracanã, que entrou enrolado nas bandeiras. O animal foi arremessado ao voo com uma bandeira rubro-negra amarrada em suas patas, sobrevoou o estádio e pousou elegantemente no gramado. Nascia assim um dos mascotes mais representativos de um clube brasileiro.
O título carioca que deu início a hegemonia flamenguista
Em 1978, o zagueiro Rondinelli marcou o gol que deu o título de campeão carioca ao Flamengo em partida decisiva contra o rival Vasco da Gama. A partir do título estadual, o rubro-negro, lideradado pelo ídolo Zico, dava início a uma era hegemonica flamenguista, que perdurou durante boa parte dos anos 1980. Títulos como o Campeonato Brasileiro de 1980, a Copa Libertadores da América e a Copa Intercontinental de 1981 fizeram parte dessa era vitoriosa.
Hegemonia flamenguista nos anos 1980
No Campeonato brasileiro de 1980, o Flamengo contava com grandes craques em seu elenco. Elenco esse que conquistaria suas maiores glórias no decorrer da década. Na final contra o Atlético Mineiro, o meia Zico (artilheiro do torneio com 21 gols) junto de companheiros como o lateral Júnior e o meio-campista Andrade venceram a segunda partida no Estádio Maracanã por 3 a 2, conquistando o primeiro título brasileiro do rubro-negro. Nos anos seguintes o clube carioca conquistaria a Libertadores e o Mundial em 1981 e mais três edições do Campeonato Brasileiro (1982, 1983 e 1987).
O bi da América em 2019 e o bi brasileiro em 2020
Sob o comando do técnico português Jorge Jesus, o Flamengo pôs fim em um jejum de títulos da Copa Libertadores da América que durava desde 1981. A fatidica final contra o River Plate da Argentina foi o deleite do torcedor rubro-negro, quandos aos 44 minutos do segundo tempo, perdendo pelo placar de 1 a 0, Gabigol empata a partida e ao vira o jogo ao 50 minutos, levando o Flamengo a glória eterna com o bicampeonato da América.
No mesmo ano, o Mengão conquistou o seu sétimo título brasileiro. Em 2020, com herança tática deixada por Jorge Jesus, o Flamengo foi bicampeão brasileiro, comandado pelo técnico Rogério Ceni.