Estádio da Gávea: Segunda casa do Flamengo recebeu jogos por décadas

O Clube de Regatas Flamengo foi fundado em 15 de novembro de 1895, porém somente em 1912 deu início à prática de futebol. Até 1915, o clube rubro-negro não possuía um campo onde pudesse mandar suas partidas, foi quando o clube alugou o Estádio da Rua Paysandu.

De lá, o Flamengo mandou suas partidas até 1932, quando se tornou insustentável arcar com os custos de locação do campo. Em dezembro de 1933, a história teve novo rumo e a construção de uma nova casa, com o Estádio da Gávea.

Construção e inauguração da segunda casa do Flamengo

estádio da gávea flamengo
Imagem: lance.com.br

No final do ano de 1931, um pouco antes de encerrar suas atividades no Estádio da Rua Paysandu, o Flamengo recebeu por um decreto municipal o direito de cessão do terreno onde futuramente seria construído o Estádio da Gávea. Em 1933, tiveram início as obras do novo estádio rubro-negro.

Em 1938, após quase cinco anos de construção, foi finalmente inaugurado o Estádio da Gávea, posteriormente batizado de Estádio José Bastos Padilha, em homenagem ao ex-presidente do clube que lutou durante anos pelo término das obras do novo estádio.

A partida inaugural aconteceu em 4 de setembro de 1938, em um clássico carioca diante do Vasco da Gama, a partida terminou com o placar de 2 a 0 para o cruz-maltino.

Antiga casa, atual sede social do clube

O Flamengo se despediu do Estádio da Gávea como casa oficial em abril de 1997, quando disputou sua última partida no estádio. Foi na vitória por 3 a 0 sobre o Americano de Campos dos Goytacazes.

Atualmente o clube manda suas partidas oficiais no Maracanã, o que já fazia nos tempos de Gávea quando as partidas tinham um apelo popular de maior expressão.

O Estádio da Gávea segue sendo a atual sede social do Flamengo e é onde as categorias de base do clube e a equipe feminina mandam as suas partidas. 

Números do Flamengo no Estádio da Gávea

Entre 1938 e 1997, o Flamengo disputou um total de 203 partidas oficiais no Estádio da Gávea. Foram 167 vitórias, 20 empates e 26 derrotas. Uma curiosidade é que o estádio recebeu o primeiro jogo da história da Copa do Brasil, em 1989, na vitória do Mengão sobre o Paysandu por 2 a 0.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.